segunda-feira, 10 de outubro de 2011

RPG - Tormenta



A vida é muito engraçada.Um dia,eu acordei cedo em um domingo,estava sem mais o que fazer,e decidi andar um pouco.Andei mais do que previa,até que parei em uma banca,para ver se encontrava algo de interessante.
Sem dúvida eu encontrei.
O livro básico de Tormenta,para 3D&T,versão mais completa,com Shivara Sharpblade na capa mostrando sua...grande liderança,e regras para Nagahs,pela primeira vez em um manual para 3D&T.
Pirei.Eu nunca tinha jogado RPG seriamente,apenas umas brincadeiras com amigos,uns RPG's de Naruto e Final Fantasy VII,que eu mesmo criei.Porém,lendo Holy Avenger (mais de oito anos depois do encerramento da revista,diga-se de passagem),eu me interessava mais pelo cenário e queria muito jogar.Corri até minha casa pra pegar dinheiro e voltei correndo pra banca,rezando pra que ela ainda estivesse aberta (afinal de contas,era um domingo).Comprei o livro.
Depois disso,embora eu passe lá com frequência,nunca mais vi nada interessante relacionado a RPG.Se eu não tivesse decidido andar por aí,naquele domingo,e não tivesse entrado na banca,aparentemente por estar sem nada pra fazer,eu nunca teria comprado o livro básico de Tormenta.Se eu não tivesse encontrado aquele livro,como seria minha vida hoje?Talvez eu nem conhecesse nada sobre Tormenta.
Acaso?Destino?Prefiro dizer que Nimb caprichou nos dados que rolou pra mim (Nimb é o Deus do Caos em Tormenta,e ele decide a sorte e o azar das pessoas de Arton jogando dados).
Aqui,nesta primeira postagem,falarei sobre Tormenta,o meu cenário favorito de RPG,e um dos mais bem-sucedidos (me arriscaria a dizer o mais bem-sucedido) cenários brasileiros

Tormenta é o cenário de RPG mais jogado no Brasil,atualmente.Muitos amam,alguns odeiam,mas todos que tem uma certa noção de RPG já ouviram falar.
Já me descreveram Tormenta como um “D&D escrachado”.Eu discordei quando disseram isso,mas,no fundo,é isso mesmo.
Aqui,temos muita diferença com relação a outros cenários pra RPG.O cenário nasceu em matérias na falecida revista Dragão Brasil,uma das melhores revistas de RPG que já existiram no Brasil (se não a melhor).Ali,fomos apresentados ao mundo de Arton,com seu Panteão de vinte deuses,e,como costuma ser descrito,”um mundo de problemas”.
Mesmo que você não seja fluente em RPG,talvez mesmo assim conheça Tormenta.A HQ Holy Avenger,um dos maiores sucessos dos quadrinhos nacionais,se passava no mundo de Arton,e foi um dos primeiros grandes sucessos no quesito de uma fusão feliz entre o RPG e o estilo anime/mangá.Mas,além desses,houveram outros sucessos como Victory,Dungeon Crawlers e,um que está prestes a sair,Ledd.
Bom,agora vocês sabem porque escolhi esse tema para a introdução do RPG no blog.Agora,sem mais delongas,vamos à explicação.
Dentre os principais problemas,temos a Aliança Negra dos goblinóides.O líder bugbear Thwor Ironfist,que dizem ser o escolhido de Ragnar,Deus da Morte,unificou muitas tribos de goblins,hobgoblins,bugbears,orcs e ogres em um grande,poderoso e implacável exército,e destruiu a cidade élfica de Lenórienn,encerrando uma guerra de centenas de anos entre elfos e hobgoblins.
Quê?
É isso aí.Aqui não existe Valfenda,nem Lothlórienn (cidades élficas de O Senhor dos Anéis).Aqui,os elfos foram completamente destruídos pela Aliança Negra,e os sobreviventes vivem como párias em outros reinos,aonde são razoavelmente recebidos (ou apenas tolerados).

Mas a Aliança Negra não é a principal ameaça desse mundo.A principal ameaça é o fenômeno aterrorizante que leva o nome do cenário:
A Tormenta.
Assim que você parar de olhar para a bela...postura de batalha de Lady Shivara Sharpblade,olhem a tempestade vermelha no castelo ao fundo.Aquilo é a Tormenta.
Mas o que exatamente é a Tormenta?Os que já viram não conseguem explicar direito.É uma tempestade de sangue e ácido,aonde demônios nunca vistos antes surgem e destroem tudo ao seu redor.É tão terrorífico e horrível que apenas a visão de uma área de Tormenta já é suficiente para enlouquecer o espectador.
É a grande ameaça e também um dos maiores atrativos do cenário.
Mas ainda existem outros atrativos: por exemplo,aqui também não há um mago supremo,como Elminster (Forgotten Realms),Gandalf (O Senhor dos Anéis),Alvo Dumbledore (Harry Potter) ou Merlin (Os Cavaleiros da Távola Redonda).Aqui,existem DOIS magos que disputam o título de maior mago de Arton.
Um deles (ao fundo,com barba e cabelo compridos) é Talude,O Mestre Máximo da Magia.Ele foi abençoado pela própria Wynna,Deusa da Magia,e segue seus ensinamentos.É o diretor da Academia Arcana,uma escola de magia que ensina qualquer um que queira aprender (qualquer semelhança com Dumbledore é pura coincidência,ou não).
O outro é Vectorius,prefeito da cidade de Vectora.Vectora é o maior centro comercial de Arton,uma cidade flutuante que percorre todos os lugares do Reinado.Vectorius,ao contrário de Talude,acredita que a magia é uma força natural,e que não vem de Wynna,e que não deve ser ensinada a qualquer um.
Devido a isso,os dois são eternos rivais.E nunca se soube qual dos dois é o maior mago de Arton.
Além deles,temos o incrível Mestre Arsenal,um dos maiores (talvez o maior) supervilão do cenário.Grandalhão,com uma armadura imponente e capa,ele é,sob a palavra de muitos,o “Darth Vader de Arton”.Isso não é muito distante da verdade: Mestre Arsenal é o sumo-sacerdote (ou seja,o maior representante) de Keenn,o Deus da Guerra.Mas não é um simples cachorrinho do deus!Mestre Arsenal tem seus próprios planos,que incluem juntar o maior número possível de armas mágicas poderosas (daí o seu nome),com propósitos desconhecidos.
Além destes,temos figuras carismáticas,como Luigi Sortudo,o Bardo (meu personagem favorito do cenário);Vladislav Tpish,o Necromante;Loriane,a Estrela;Arkam “Braço Metálico”;Katabrok,o Bárbaro,e seu parceiro Tasloi;entre muitas outras figuras que tornam o cenário divertido.
Porém,aqui o herói e você.É possível que seu personagem seja de uma entre mais de vinte raças diferentes,desde os conhecidos anão,elfo e hobbit (aqui,conhecido como halfling) até nagahs,meio-dragões,sprites ou elfos-do-mar,cada uma com seus pontos fracos e fortes.Também é possível ser uma das diversas classes já tradicionais em D&D,como guerreiro,ladino,mago e clérigo,entre muitas outras mais excepcionais,como swashbuckler,bardo,feiticeiro ou monge.É possível se construir um personagem ótimo para viver aventuras,que podem envolver missões contra a Aliança Negra,Mestre Arsenal,a Tormenta,deuses malignos,entre muitas outras.Em Arton,não há limites.Tudo pode acontecer.
Fica a dica,é um ótimo cenário.Não se deixe enganar pelas aparências,e não ligue se lhe disserem que o cenário é ruim.Experimente.Se não gostar,não lhe devolveremos seu dinheiro,mas pelo menos você poderá afirmar que não gosta sem se deixar levar pelo preconceito.Se gostar...bem vindo a Arton!
Aonde comprar Tormenta:
O Manual Básico de Tormenta RPG:
http://www.jamboeditora.com.br/produtos/trpg-basico.htm
Diversos suplementos da linha Tormenta:
http://www.jamboeditora.com.br/produtos/trpg.htm
Trilogia de romances ambientada no universo de Tormenta:
http://www.jamboeditora.com.br/produtos/lit-idm2.htm
http://www.jamboeditora.com.br/produtos/lit-ceoc2.htm
http://www.jamboeditora.com.br/produtos/lit-otd.htm
Nova HQ de Tormenta:
www.leddhq.com.br

Um comentário:

  1. eae cara blz espero que ainda poste neste blog
    sempre curti pacas rpg e tormento
    da mesma forma que vc eu comecei a ler holy avenger apous uma caminhada .
    estava olhando na banca pra ver revistas e encontrei o 2 e o 6 episodio da revista e descobri dias depois que estava saindo a revista numero sete foi ai que comecei a acompanhar ... mas antes disso sempre curti rpg só que nunca joguei muito pois nao tinha galera pra isso meus amigos não curtiam
    entao oq eu fazia era ficar comprando a dragao brasil e oq é que ela vendia de rpg ...
    comprei tudo quanto é coisa que tinha do 3dt e tormenta só pra poder ler e ficar viajando aventuras éra mo brisa
    se tiver um blog que esteja ativo e que seja destes generos me da um toke meu email : hodnm@ibest.com.br

    ResponderExcluir