quarta-feira, 18 de julho de 2012

Maturidade no RPG

Boa tarde,aventureiros.Dessa vez o assunto que eu venho escrever aqui é coisa séria.
Eu mestro uma campanha de RPG há quase dois anos,cujo tema primário é o seriado Supernatural (começou com Supernatural,mas hoje já é algo bem diferente,com influências do Mundo das Trevas,Demônios - A Divina Comédia,mitologia grega e nórdica,entre muitas outras influências).Já tive mais jogadores,mas os únicos que continuam até hoje são a Elisa e o Felk.Além deles,já houve a Mari,que era iniciante e,com o tempo,desistiu de jogar (mas a personagem dela,Pandora,virou uma NPC fabulosa em minhas mãos) e a Priscilla,que desistiu de jogar por causa das mudanças já mencionadas,que se afastaram demais do ideal primário da campanha.
É sobre o Felk,e sobre seu personagem,que eu venho escrever aqui.

A gente sempre zoou o Felk,falando que ele e o personagem dele são completos apelões (até hoje eu me pergunto onde eu estava com a cabeça quando deixei ele jogar com um serafim,a casta angelical mais alta),mas ele sempre foi um ótimo jogador.Muitos trechos memoráveis do jogo envolveram Charles Fountain (o personagem dele).Embora o próprio Felk diga que não gosta muito de intepretação,conforme o jogo foi avançando,nós vimos o personagem dele mudando e evoluindo em seu jeito de agir,de dar inveja a jogadores de Vampiro - A Máscara.
E ontem,na última sessão de jogo,pela primeira vez em todo esse tempo o personagem dele realmente me incomodou.
Nos acontecimentos recentes,o Apocalipse havia começado e Jesus havia vindo até a Terra.Pandora,uma NPC Succubus amante de Charles,havia sido assassinada,fato que marcou profundamente o personagem,e mais ainda quando Jesus declarou que não podia salvá-la.Após isso,Charles se revoltou e adotou um espírito completamente caótico e desordeiro,vagando pelo mundo espalhando o caos apenas para tentar preencher esse vazio que ficou.Afinal,durante todo o Apocalipse,eles acreditavam que quando encontrassem Jesus (já o haviam encontrado uma vez antes que ele desaparecesse),todos teriam esperanças de bater de frente com Miguel,Lúcifer,e todos os inimigos da humanidade.Porém,Jesus deixou que Pandora morresse (eu não especifiquei no texto se ele possuía ou não poder para salvar Pandora,deixando essa questão em aberto),e isso despertou a revolta em Charles.
Então,combinamos que esse seria um período de liberdade total para Charles fazer o que quisesse.Para não tomar tanto o tempo do jogo,eu deixei que o Felk escrevesse sozinho tudo que ele quisesse nessas andanças do Charles (desde que não mexesse com os rumos da história que eu estava pensando pro futuro),enquanto eu mestrava a parte solo com a Bonnie Mauser (personagem da Elisa).
Após um bom tempo,ele finalmente me entregou o texto.Ele já havia avisado que faria coisas muito tensas no texto,destruindo e corrompendo tudo que é sagrado.Por isso,quando eu comentei com amigos meus,só recomendei que lessem se fossem ateus,ou religiosos de mente MUITO aberta.Nesse texto,Charles chacinou milhares de pessoas inocentes,envolveu o Vaticano em uma enchente de sangue,antes de matar o papa crucificado,destruiu cidades na Noruega fingindo ser Thor,"castigando" as pessoas de lá por deixarem de acreditar nele,destruiu o Muro das Lamentações e reduziu a cinzas o orgulho e dignidade do povo judeu,chegando finalmente ao fundo do poço: um demônio completo.
Eu li tudo isso,e fiquei realmente impressionado,como eu não ficava há muito tempo em uma leitura.Porém,isso não foi nada se comparado ao que veio depois.
Ele terminou o texto,então retomei a narrativa do ponto em que ele tinha parado.O próximo plano dele era ir atrás de Rebecca Mason,uma investigadora do sobrenatural que já o perseguira no passado,com o intuito de mostrar-se para ela e observar suas reações de ver-se diante de um anjo.
Ao chegar lá,ele descobre que ela estava grávida de seis meses,de um homem violento que a espancava.Charles ofereceu uma "chance de salvação",dizendo que ela o aceitasse,e,após ela aceitar,matou o homem.
Agora que chega o ponto que realmente me fez mal.
Charles disse que ela não poderia viver com o bebê fruto da união que teve com aquele homem,e pede para que ela deixe arrancá-lo de sua barriga.
Rebecca,obviamente,se recusou terminantemente a permitir que ele fizesse isso,chorando e implorando para que ele não tomasse o filho dela.Porém,Charles,se divertindo com a situação,sem a mínima cerimônia,enfiou a mão dentro dela e de lá retirou o feto ainda pulsante,praticamente rasgando Rebecca ao meio.
E,quando eu pensava que a situação não poderia piorar,Charles devora o feto,movido pela curiosidade de nunca ter provado carne humana,e depois larga a coluna vertebral do embrião em cima da mãe.
Eu sou absolutamente contra o aborto,e quando tive a ideia de fazer Rebecca grávida,nunca imaginei que a narrativa chegaria a esse ponto.Porém,isso me perturbou de um jeito completamente diferente de qualquer coisa ocorrida durante o texto.Afinal,aqui eu estava mestrando,eu estava vivendo a agonia de Rebecca,eu estava lidando com essa situação,quase como se eu pudesse sentir a dor da mãe que sofre tal brutalidade.
Isso foi ontem de madrugada.Eu inclusive tive medo de sonhar com isso,pois havia realmente me deixado impressionado demais.
Eu conheço bem o Felk,e,embora por intermédio dele o personagem dele tenha agido assim,eu sei que ele é mentalmente são e consciente,e que nunca faria nada desse tipo.Como ele mesmo disse,há muito tempo "Eu posso gostar de jogos violentos,gore e coisas do tipo,mas se eu visse um cadáver na rua eu sairia correndo e gritando como uma garotinha.".Ele tem a coragem para falar desses assuntos de modo que outras pessoas provavelmente não teriam.E,se formos ver do ponto de vista de interpretação,o comportamento de Charles era completamente plausível.Afinal,ele havia se tornado um demônio completo.Sua Tendência havia mudado para Caótico e Maligno.Ele fazer uma crueldade dessas não era apenas plausível,como também esperado.Porém,uma situação dessas me incomodou e perturbou muito,e aproveito essa chance pra passar um conselho para Mestres.
Ser Mestre é uma grande responsabilidade,isso todos sabem.Não apenas porque ele tem que fazer tudo correr bem e todos se divertirem,mas porque TUDO que acontece em uma campanha de RPG é de sua completa e total responsabilidade.Ontem,pela primeira vez,eu senti esse peso mais do que nunca,quando vi essa situação ocorrer.
E isso para todos,jogadores e Mestres,repito aqui uma das regras mais fundamentais do RPG: que saibam diferenciar bem o que acontece em jogo de uma situação real,e tenham maturidade suficiente para jogar.O Felk é maior de idade,e conversando com ele,sei que ele sabe diferenciar bem esse tipo de coisa,mas se você não tem certeza sobre algo assim,se se deixa impressionar com essa situação,não jogue esse tipo de jogo.Ou seja,mantenha-se longe de Vampiro,Trevas,Rastros de Cthulhu e jogos de horror do tipo.Não estou dizendo para não jogar RPG,pois existem RPG's pra todos os gostos e idades.Mas o que eu estou falando: embora meu irmão de dez anos seja fanático por RPG como eu,eu NUNCA deixaria ele jogar em uma mesa em que um serafim arranca o feto de uma mulher grávida e o devora,enquanto eu apoiaria (e apoio) que ele jogue D&D,Tormenta,Defensores de Tóquio,Toon,Paranóia,Castelo Falkenstein,entre outros jogos.
Ou seja,RPG é como qualquer outra forma de entretenimento,seja livros,filmes,games ou músicas.A faixa etária existe por uma razão,pois um acontecimento em mesa de jogo pode levar a um grande trauma,ou mesmo a uma tragédia.Então,faço esse apelo para que todos saibam os limites de sua maturidade,e não tentem ultrapassá-lo.Mestres,conheçam bem cada um de seus jogadores,e saiba o que deve ou não fazer.E saiba resolver os problemas que vierem.Pois é como eu disse antes: em uma mesa de jogo,a responsabilidade é completamente sua.Então,faça jus ao título de Mestre e saiba lidar com essa responsabilidade.
Bom,acho que já me estendi demais,então me despeço.Que Nimb lhes role bons dados.

2 comentários:

  1. Nossa! Cara eu tenho uma imaginação fértil, escrevo algumas histórias (algumas baseadas em RPG's que joguei) e quase pude ver a cena acontecendo. Você deve ter sentido um baque terrível quando isso aconteceu, e eu te adimiro muito por estar comparilhando isso assim, dessa forma conosco. Tenho 26 anos, jogo RPG desde os 15 (comecei com jogos eletrônicos, Chrono Trigger pra ser exato), e não me deparei com uma cena tão grotesca assim... não tanto assim... em nenhum jogo. Atualmente jogo pelo Orkut (sim isso existe) e gostaria de saber se você se interessaria em mestrar um jogo dessa forma. Seria interessante ter um mestre tão habilidoso assim em uma camapanha. Muito obrigado por ler esse testamento, rsrsrs, fique com Deus e que Mara lhe guie e clareie sempre sua mente.

    ResponderExcluir
  2. cara eu li uma matéria da dragão brasil velha que meu pai tem falando dos tipos de mestres.você de todas as pessoas que eu já vi mestra, é o melhor pelo que vi ali, já metrei algumas veses e não sou pro no assunto mais se tem uma coisa que na mesa de jogo sabe é eu posso virar um MESTRE ASSASSINO(ler dragão 35)quando alguém merece ser castigado.Faz o personagem dele se sentir um lixo, assim para ele jogar não sera mais divertido sera só interpretar um cara em depreensão.

    ResponderExcluir