segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tendências - O mistério desvendado!


Saudações cheias de XP,aventureiros!
Hoje vim aqui escrever sobre algo que costuma gerar boas discussões entre iniciantes (ou mesmo veteranos) em D&D.
Me refiro às regras de Tendência (ou Alinhamento).É uma das coisas que devem ser definidas em jogo,mas que costumam causar problemas.Afinal,por que um Bardo não pode ser Leal?E um Monge,por que sempre tem que ser Leal?E por que,ao pedir uma recompensa por ter salvo uma vila de um grande perigo,você não está sendo Leal e Bom como um Paladino deve ser?
Porém,embora um tanto complicado,confesso que as regras de Tendência são meu ponto favorito de D&D.E,para ajudar jogadores iniciantes,aqui vai a definição de tudo que você precisa saber para poder escolher sabiamente a Tendência de seu personagem.


A Tendência é feita com a junção de dois eixos: o Eixo Ético e o Eixo Moral.Juntando os dois Eixos,temos um comportamento típico pra um personagem.Lembrando que,embora essa Tendência defina um personagem,ela NÃO é absoluta.Ocasionalmente,um personagem Leal pode quebrar uma regra,e um personagem Bom pode cometer um ato de crueldade (embora provavelmente sinta muito remorso posteriormente).Mas essas são exceções,e não regras.Se um personagem ir contra sua Tendência com frequência,ele está se afastando de sua natureza original.Está mudando.Isso não é proibido pelas regras,mas pode causar complicações em alguns casos em que a classe depende da Tendência (por exemplo,se um Paladino deixar de ser Leal e Bom,perde todas as suas habilidades de classe).
Agora,explicando mais detalhadamente cada eixo:

Eixo Ético
Na vida real,podemos discutir por horas sobre o que é Bem e Mal.Eu mesmo acredito que existe apenas Neutralidade,que não existe um verdadeiro Bem ou um verdadeiro Mal,mas não estamos falando da realidade.Nas histórias de fantasia medieval,o Bem e o Mal não são apenas considerações sobre o espírito de alguém,mas sim forças do mundo,sempre em guerra,um lado sempre perigosamente ameaçando sobrepujar o outro.Então,é tudo muito bem separado,embora também seja possível ser Neutro nesse sentido.
Um personagem Bom faz mais do que não praticar o mal: ele espalha o bem.Se condói dos problemas dos outros,e sempre faz tudo ao seu alcance para ajudar os necessitados.Nunca ignora uma chance de fazer o bem a alguém em necessidade,mesmo que fazendo sacrifícios pessoais.Mais do que isso,ele o faz sem esperar nada em troca,sendo uma alma realmente caridosa,que se satisfaz apenas em saber que,graças a seus esforços,alguém merecedor teve algum benefício.E ainda,em alguns casos,até cultiva uma grande modéstia,acreditando que não fez nada de mais,mesmo que tenha salvado a vida de milhares de pessoas,e perdido um braço no meio da luta...
Um personagem eticamente Neutro simplesmente “fica na dele”.Não costuma praticar o mal simplesmente por conveniência,e,se for obrigado a isso,não fará sem hesitação ou remorso.Mas,por outro lado,não é um grande exemplo de caridade.Raramente se moverá pra ajudar os outros,se não forem seus conhecidos,parentes ou amigos.E,se fizer algo de bom,provavelmente esperará algo em troca,desde uma recompensa até um mero agradecimento.
Um personagem Maligno provoca dor e sofrimento aos outros.Pode ser por pura selvageria e vontade de ver os outros em desespero,ou pelo simples prazer de sentir que tem o controle sobre os outros,ou até porque simplesmente não se importa com os outros.Não tem a mínima consideração pelo próximo.Quando decide praticar algo virtuoso,sempre espera uma recompensa à altura,e,se não a receber,se sentirá injustiçado e possivelmente se vingará.

Eixo Moral
Esse eixo trata da Ordem e do Caos.Mais do que Bem e Mal,aqui o importante é o apreço às regras,a um mundo em ordem,ou simplesmente à liberdade de seguir o que está em seus corações,sem permitir que o que os outros achem apropriado se aplique a você,se você assim não desejar.
Um personagem Leal acredita piamente em regras e tradições.Acha que todos no mundo tem que obedecer a um certo padrão,que apenas dentro de regras que o mundo pode progredir.São honrados,cumprem com sua palavra e não mentem.
Um personagem moralmente Neutro não luta diretamente contra a ordem,mas não acredita que seja a coisa mais importante.Normalmente segue as regras ao seu redor por comodidade,mas normalmente optará por seguir seu bom-senso quando for necessária uma escolha entre as regras e o que ele considera correto.
Um personagem Caótico é anárquico,preza a liberdade.Não acredita que seja possível regular a todos dentro de regras – muito pelo contrário,acha que não é direito que uma pessoa diga a um igual como agir.Valorizam sua liberdade mais do que tudo.

Assim,combinando-se esses dois eixos,temos um grupo de Nove Tendências:
 Em alguns pontos,será dito “se mover um passo” com relação à Tendência.Isso quer dizer,”se mover um quadrado” na tabela acima.Por exemplo,um personagem Caótico e Bom está a um passo de Neutro e Bom e Caótico e Neutro.Diagonais contam como mover dois passos.
Agora,explicando cada um deles,um a um:

Leal e Bom (LB), "Cruzado": Um personagem Leal e Bom sempre diz a verdade e defende os oprimidos.Sempre busca espalhar o bem,mas também acredita que todo mal,grande ou pequeno,deve ser punido.Acredita na ordem e nas regras,e sempre procura agir de acordo com a lei.Costuma,muitas vezes,ser teimoso quanto a seu ponto de vista,tendo a mente fechada a ideias avessas,mas também podendo ser compreensivo.É contra matança desnecessária,e normalmente procurará sempre resolver problemas com uma boa conversa,ao invés de partir imediatamente para a luta.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Leal e Bom provavelmente explicará para a criança que roubar é errado,comprará comida para a criança e sua família,e levará a criança para um guarda da milícia,conversando e arranjando tudo para que ela possa fazer algo pra compensar seu pequeno crime,de modo que possa viver sem futuras complicações com a lei.
Exemplos: Super-Homem (Liga da Justiça),Capitão América (Os Vingadores),os Cavaleiros Jedi (Guerra nas Estrelas),Rei Arthur (Os Cavaleiros da Távola Redonda).

Neutro e Bom (NB), "Benfeitor": Um personagem Neutro e Bom sempre busca o bem e a paz.Mais do que defender seu ponto de vista,normalmente busca a paz entre lados conflitantes,podendo até abdicar e tolerar coisas com as quais não concorde,apenas para que isso acabe com um conflito.Normalmente colaboram com a autoridade,ainda que não achem realmente necessário: acham que uma regra ocasionalmente pode ser quebrada por um bom motivo,principalmente se para o bem de alguém.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Neutro e Bom busca ajudar tanto a criança como o vendedor roubado (possivelmente pagando pelo pão que a criança roubou,ou conversando com a criança e a convencendo a devolver o pão).Não tentará punir a criança,podendo,no máximo,lhe pregar uma peça que lhe dê um bom susto,como fazendo-a pensar que vai ser presa,de modo que se lembre disso e procure não roubar novamente.
Exemplos: Kenshin Himura (Samurai X),Qui-Gon Jinn (Guerra nas Estrelas),L (Death Note),Connor MacLeod (Highlander).

Caótico e Bom (CB), "Rebelde": São almas livres que prezam a liberdade mais do que qualquer coisa.Sempre procuram fazer o bem ao próximo,mas acreditam que regras e leis não servirão de nada para beneficiar tantas pessoas de pontos de vista diferentes.Também não costumam querer impor sua vontade aos outros (ou seria um grande hipócrita),exceto se a "vontade",no caso,for em nome do bem.Mesmo que acreditem no livre-arbítrio,não concordam que a vontade de um acabe com a liberdade do outro.Como dizem,"A sua liberdade termina aonde a minha começa".Não consideram errado mentir ou trapacear,se a causa disso for o bem de alguém.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Caótico e Bom ajudará a criança a fugir.Talvez até converse com a criança,a orientando a roubar de comerciantes ricos e gananciosos,e a dividir o produto de seu roubo com outras crianças famintas.
Exemplos: Robin Hood,Sanosuke Sagara (Samurai X),Dante (Devil May Cry),Wolverine (X-Men).

Leal e Neutro (LN), "Juíz": São pessoas regradas e disciplinadas,que seguem fielmente as regras as quais se submetem.Podem estar presos a severos códigos de honra,e são intolerantes com pessoas impulsivas e imprevisíveis.São inflexíveis e dizem sempre a verdade,doa a quem doer.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Leal e Neutro impedirá o roubo e avisará a milícia,ou levará a criança às autoridades.
Exemplos: Senhor Spock (Jornada nas Estrelas),Hajime Saitou (Samurai X),Heero Yuy (Gundam Wing),Namor (Namor,O Príncipe Submarino).






Neutro (N), "Indeciso": Pessoas indiferentes,sem grandes convicções,que fazem o que acham certo no momento,sem se preocupar muito com moral ou ética.Podem também ser almas equilibradas que buscam sempre se manter na linha,se preocupando com a equivalência entre tudo,sem se apegar demais a nenhum lado.No geral,apenas cuidam daquilo que lhes interessa,sem se envolver em assuntos alheios.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Neutro não se envolverá,a menos que a criança ou o comerciante sejam seus conhecidos.
Exemplos: Barbárvore (O Senhor dos Anéis),Ryuk (Death Note),Senhor Satan (Dragon Ball Z).
Nota: Criaturas que não possuem racionalidade para distinguir Bem e Mal,Ordem e Caos,como animais selvagens ou robôs pré-programados,são todos de Tendência Neutra.

Caótico e Neutro (CN), "Espírito Livre": São pessoas impulsivas e imprevisíveis,sempre agindo conforme querem,e quando querem.Não se preocupam com a ordem,mas também não lutarão contra ela,a menos que esta interfira no que querem.Valorizam sua liberdade acima de tudo,mas não se preocupam muito com a liberdade dos outros.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Caótico e Neutro fará o que achar mais divertido.Talvez ajudar a criança a fugir,talvez pegar um pedaço de pão para si,no meio da confusão.
Exemplos: Jack Sparrow (Piratas do Caribe),Tyler Durden (Clube da Luta),Haruhi Suzumiya (A Melancolia de Haruhi Suzumiya).

Leal e Maligno (LM), "Dominador": São dominadores e ditadores.Acreditam que a sua ordem é a correta,e tendem a estendê-la a todos ao seu redor,eliminando imediatamente qualquer mínima tentativa de objeção quanto a essa ordem.Não hesitam em usar de meios cruéis para conseguir manter seu domínio.Também podem ser servos leais de alguém,que consideram seu amo a maior autoridade,eliminando qualquer um que seja uma ameaça à sua influência.Apesar de seus meios,podem ser honrados e cumpridores de sua palavra,respeitando sempre as regras a que se impõem.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Leal e Maligno castigará o ladrãozinho ali mesmo,ou arranjará tudo para que a criança seja presa e punida da pior forma possível.
Exemplos: Adolf Hitler,Light Yagami (Death Note),Darth Vader (Guerra nas Estrelas),Doutor Destino (Quarteto Fantástico).


Neutro e Maligno (NM), "Malfeitor": São vis,egoístas e manipuladores.Não tem grandes pretensões de domínio,mas possui seus próprios planos,que executará sem permitir que nada fique em seu caminho.Só se importa consigo mesmo,e com seus próprios ganhos,fazendo alianças apenas se tiver certeza absoluta que sairá ganhando no final (mesmo que seja traindo tal aliança no momento certo).
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Neutro e Maligno provavelmente chantageará a criança,ameaçando entregá-la à milícia caso não obedeça suas ordens.Pode até chantagear seus pais,tomando tudo que possuem.
Exemplos: Sephiroth (Final Fantasy VII),Vergil (Devil May Cry),Naraku (Inuyasha).




Caótico e Maligno (CM), "Destruidor": Criaturas sedentas de sangue e sofrimento.Divertem-se ao ver o sofrimento alheio,não se importam com nada que acontece,torturando e matando por mero prazer.São brutais,violentos e imprevisíveis,sendo raro que consigam seguir um objetivo fixo.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Caótico e Maligno matará a criança.E o vendedor.E quem mais estiver por perto.E devorará suas vítimas.Com pão.
Exemplos: Coringa (Batman),Makoto Shishio (Samurai X),Cell (Dragon Ball Z).







E agora,explicaremos quais Tendências que cada classe de D&D deve seguir,e os motivos para que seja assim:

Bárbaro
Bárbaros nunca podem ser Leais.Eles extraem o poder da selvageria e dos instintos que os tornam menos humanos e mais animais.Decidir seguir a ordem,adotar leis,e ser regrado,é ir contra esse sentimento primordial de instinto.Um Bárbaro que adote Tendência Leal perde todas as suas utilizações da habilidade Fúria.

Bardo
Bardos nunca podem ser Leais.O Bardo,em última análise,é quase uma mistura de Ladino e Feiticeiro,que,embora possam ser de qualquer Tendência,tendem muito mais a ser Caóticos.Bardos,em geral,são artistas de alma livre,que cantam porque querem,quando querem,e do jeito que querem.Não gostam que outros lhe digam as diretrizes de sua arte,obedecendo apenas a seus corações.Além disso,por servirem de mensageiros e viver errando de reino em reino,de leis tão diversas entre si,eles costumam não se importar com as leis locais.Afinal,provavelmente nem ficarão ali tempo suficiente para serem presos!Por isso,um Bardo pode ser Neutro ou Caótico,mas nunca Leal.

Clérigo
Clérigos são representantes dos deuses a que servem.Portanto,devem representar os valores dos mesmos.Então,um clérigo pode ter a Tendência até um passo distante da sua divindade.Porém,não pode ter Tendência Neutra,a menos que a divindade também seja Neutra.Por exemplo,Mystra,Deusa da Magia em Forgotten Realms,é Leal e Neutra.Portanto,um clérigo de Mystra pode ser Leal e Bom,Leal e Neutro ou Leal e Maligno.Apenas se Mystra fosse Neutra seus clérigos poderiam escolher Tendência Neutra.

Druida
Druidas tem que manter um de seus eixos completamente Neutro (seja o Ético ou o Moral).Isso porque a natureza representada pelo Druida é completamente imparcial.Não há Bem e Mal,Caos ou Ordem.Logo,um druida,mesmo que não possa ser imparcial a esse ponto,deve ser ao menos parcialmente equilibrado.Ou seja,pode ser Neutro e Bom,Neutro,Neutro e Maligno,Leal e Neutro ou Caótico e Neutro.

Feiticeiro
Feiticeiros não precisam estudar suas magias,as criando naturalmente,como as canções de um bardo.Portanto,é normal que eles sejam Caóticos,de espírito livre e por vezes arrogantes.Porém,isso não é uma regra: Feiticeiros podem ter qualquer Tendência.

Guerreiro
Guerreiros são absolutamente variados.Podem ser desde cavaleiros honrados,servos de um regente,até um valentão que bate em quem enche sua paciência,ou um mercenário que mata a sangue frio por dinheiro.Guerreiros podem ter qualquer Tendência.

Ladino
Ladinos agem furtivamente e usam de táticas consideradas desleais,como atacar de surpresa um oponente desprevenido.Por isso,é normal que sejam Caóticos.Porém,existem muitos Ladinos que agem em benefício da lei,fazendo por baixo das sombras o que é considerado desonrado pelas autoridades (como em Assassin's Creed,o lema da Ordem dos Assassinos: "Trabalhamos na escuridão para servir a luz").Portanto,Ladinos podem ter qualquer Tendência,embora normalmente sejam Caóticos.

Mago
Magos são pessoas disciplinadas,que normalmente devotam a vida aos estudos e à pesquisa.Portanto,normalmente são Leais ou Neutros.Também lidam com vários aspectos da vida,demonstrando uma grande frieza,típica de pesquisadores.Porém,é possível que um Mago opte por agir apenas conforme sua vontade,não sendo proibido que seja Caótico ou Neutro.Magos podem possuir qualquer Tendência.

Monge
Monges vivem vidas disciplinadas,abdicando de tudo que possa atrapalhar sua concentração no crescimento e na iluminação espiritual.São absolutamente dedicados à aperfeiçoação de suas técnicas,presos a códigos de honras estritos.Portanto,não há espaço para rebeldia e liberdade excessiva.Monges devem ser sempre Leais.

Paladino
Paladinos são guerreiros sagrados que recebem grandes poderes dos deuses em troca de um juramento que envolve uma cruzada infinita em defesa do bem e da ordem.São sempre devotados à defesa de inocentes,e almas nobres que buscam aniquilar o mal,ou ainda trazê-lo para o lado do bem.Paladinos sempre tem que ser Leais e Bons,ou perdem automaticamente todas as suas Habilidades de Classe.

Ranger
Rangers são caçadores implacáveis das florestas.Costumam ser Caóticos,pois agem dentro de seus próprios domínios e não gostam que outros lhe digam o que fazer.Porém,podem ter códigos de honra próprios,e viverem regrados por opção própria.Rangers podem possuir qualquer Tendência.


Então é isso...espero que essa matéria tenha ajudado vocês,jogadores de D&D.É um assunto interessante que pode se estender muito além das mesas de jogo,e que pode gerar muitas conversas e discussões interessantes.
Adeus,e que Nimb lhes role bons dados.
PS.: Esse texto foi baseado no texto explicativo do Capítulo 6 do Módulo Básico Tormenta RPG,inclusive o exemplo da criança roubando um pedaço de pão.Para mais informações,comprem aqui com frete grátis:
http://www.jamboeditora.com.br/produtos/trpg-basico.htm


(Sortudo,O Bardo Maldito,é Bardo 2/Swashbuckler 1,Neutro e Bom)

Um comentário: