Saudações,aventureiros
leitores do Bardo Maldito (será que ainda tem algum?)!Espero que
tenham conseguido um nível ou dois desde a última matéria (se bem
que,com todo esse tempo,é possível que tenham começado uma
campanha e já chegado a nível épico,mas enfim...).
Antes de continuar com
a matéria de hoje,devo dizer que lamento muito ter ficado tanto
tempo sem postar nada (e também tenho certeza que pelo menos metade
de vocês desistiu pra sempre de ler esse blog depois da história do
Cavaleiro Preto do Cavalo Preto e Branco...).Estou sem internet em
casa,então não tenho sido capaz de entrar com frequência.
Já estou com uma
matéria pronta há uns quatro meses,com toda a parte escrita
pronta,mas ainda não postei por uma razão muito simples: essa
matéria é a apresentação de uma nova Classe de Prestígio para
Tormenta RPG,de criação 100% minha.Acontece que,por ser de total
criação minha,não consigo encontrar imagens na internet pra
ilustrar a matéria.Então,estou fazendo desenhos próprios e pedindo
pra amigos desenhistas colaborarem com desenhos para ilustrar a
matéria.
Talvez ainda demore um
pouco,mas até que isso seja feito,deixo aqui com vocês uma
inspiração repentina que me surgiu: deuses gregos para Tormenta
RPG.
Quando você leu o que está escrito acima,talvez tenha ficado surpreso.Afinal,deuses gregos em Arton seria algo,no mínimo,inusitado.Os deuses de Arton são muito mais poderosos que Zeus,Atena e cia.Porém,se você observar bem,os deuses podem ser,muitas vezes,a mesma entidade,mas conhecida por nome e forma diferentes em lugares diferentes.Em Arton,por exemplo,podemos citar Ragnar,Deus da Morte e dos Goblinóides,que é conhecido em muitos lugares como Leen;Allihanna e Megalokk,respectivamente a Deusa da Natureza e o Deus dos Monstros,que são conhecidos como Dama Altiva e Indomável nos reinos de Moreania;e Tauron,Deus da Força e da Coragem,que era conhecido como Divina Serpente até um contato mais profundo com os minotauros de Tapista.
Quando você leu o que está escrito acima,talvez tenha ficado surpreso.Afinal,deuses gregos em Arton seria algo,no mínimo,inusitado.Os deuses de Arton são muito mais poderosos que Zeus,Atena e cia.Porém,se você observar bem,os deuses podem ser,muitas vezes,a mesma entidade,mas conhecida por nome e forma diferentes em lugares diferentes.Em Arton,por exemplo,podemos citar Ragnar,Deus da Morte e dos Goblinóides,que é conhecido em muitos lugares como Leen;Allihanna e Megalokk,respectivamente a Deusa da Natureza e o Deus dos Monstros,que são conhecidos como Dama Altiva e Indomável nos reinos de Moreania;e Tauron,Deus da Força e da Coragem,que era conhecido como Divina Serpente até um contato mais profundo com os minotauros de Tapista.
Então,muitos deuses
gregos possuem seus iguais em Arton,fazendo com que seus servos
possam manifestar poderes divinos.Na Grécia Antiga (também
denominada Hélade),mesmo nas lendas épicas,raramente os sacerdotes
manifestavam algum poder avançado,deixando as façanhas para os
heróis e semideuses.Portanto,a menos que seu Mestre decida fazer uma
campanha misturando D&D com a Grécia Antiga (o que seria uma
ideia genial,em minha opinião),os poderes mostrados aqui estão
disponíveis apenas para personagens gregos que acabam transportados
para Arton (o que é menos estranho do que soa,pois Arton vive
recebendo viajantes de outros Planos).Ou seja,é como se o sacerdote
grego descobrisse o quanto ele pode conseguir com sua fé apenas
depois de transportado para Arton.
Alguns deuses gregos
possuem equivalentes em Arton dentre os vinte deuses do
Panteão.Porém,muitos deles são apenas deuses menores em Arton,ou
até mesmo completamente inexistentes,dependendo da escolha do
Mestre.
Sem mais delongas,aqui
vai.Eu tentei converter a maioria dos deuses de Arton,mas acabei
deixando de fora Hefestos,Héstia,Hades e Deméter,por não achar uma
equivalência a eles.Peço desculpas por isso,mas todos os outros
estão aqui:
Líder dos Deuses
Zeus é o líder dos
deuses gregos,reinando supremo sobre todos eles,e tomando a decisão
final nos atos que regem o mundo.Por esse seu lado,é possível que
Zeus seja uma outra face de Khalmyr,Deus da Justiça.Porém,isso não
é completamente certo,pois sua filha Atena,Deusa da
Sabedoria,possivelmente se enquadraria muito melhor nesse papel.
Porém,podemos afirmar
que Zeus,se for cultuado em Arton,será uma múltipla face de
Khalmyr,ou talvez um Deus Menor dos Raios,sua arma mais letal e
mortífera.
Tendência: Leal e Bom
Domínios:
Bem,Ordem,Proteção,Ar,Força
Zeus era o filho mais
novo de Cronos,Deus do Tempo,que,para evitar uma profecia que ditava
que seu reinado acabaria quando seu filho o destronasse,devorava
todos os seus filhos assim que nascessem.Porém,sua mãe Réia deu
uma pedra envolta em cobertores para o marido comer,e confiou o filho
aos dáctilos,seres fantásticos que cuidaram do bebê até que
atingisse idade adulta.
Uma vez crescido,Zeus
deu ao pai Cronos uma beberagem que o fez vomitar seus cinco irmãos:
Héstia,Deméter,Hera,Poseidon e Hades.Então,após destronar o
pai,assumiu o comando dos deuses da Hélade.Casou-se com sua irmã
Hera pouco após isso.
Zeus usa os raios como
arma,e os antigos gregos acreditavam que as tempestades eram mostras
de sua fúria.Como líder dos deuses,a palavra final sobre tudo e
todos cabe exclusivamente a ele.
Um clérigo de Zeus
provavelmente não teria a modéstia característica de um servo da
justiça,sendo muito mais próximo do orgulho desmedido dos anões,se
vangloriando por seu deus ser o mais poderoso de todos.
Deusa do Casamento e da
Família
Como Zeus,Hera não
possui um equivalente perfeito em Arton.O mais próximo que podemos
encontrar é Tenebra,que,como Hera,é uma mulher
poderosa,independente e vingativa,implacável com aqueles que ameaçam
o que é de seu domínio.Porém,como Deusa das Trevas,talvez Tenebra
se aplicasse mais a Perséfone,Rainha do Inferno e esposa de
Hades,embora a personalidade seja muito mais parecida com Hera.Além
disso,Hera é esposa de Zeus,enquanto Tenebra,na mitologia dos
anões,é esposa de Khalmyr,tendo os dois gerado a raça anã.
Tendência: Neutra
Domínios:
Proteção,Terra,Bem
Hera,como seus
irmãos,foi devorada pelo pai Cronos assim que nasceu.Porém,após
ser salva por seu irmão Zeus,foi seduzida pelo mesmo,de modo que se
casaram.Hera é patrona da família e do casamento,e normalmente é
ligada ao papel de mulher adulta e madura,normalmente submissa ao
marido,mas também poderosa e independente de seu próprio jeito.
As vinganças de Hera
contra as amantes de seu marido Zeus são lendárias,geralmente
culminando em morte ou tragédia.Não mede esforços para punir
aqueles que se opõem a ela (no caso,aquelas que se relacionam com
seu marido Zeus,e os frutos de tais relações),como ficou claro com
as doze tarefas que fez com que Hércules (ou Herácles),filho de
Zeus com Alcmena,cumprisse,incluindo a matança do Leão de Neméia,a
Hidra de Lerna e a captura do próprio Cerberus,o cão de três
cabeças do inferno.
Uma clériga de Hera
(como representante dos ideais femininos,seria difícil encontrar um
sacerdote de Hera do sexo masculino) dificilmente sairia em
aventuras.Provavelmente seriam donas de casa dominadoras,como a
própria Hera,exercendo seu domínio e proteção a todo assunto
relacionado à sua casa e sua família,objetos de sua completa
proteção.Porém,seriam implacáveis de modos sutis e
sorrateiros,possivelmente usando a lábia e,em alguns casos,até a
sedução,para proteger sua família.
ATENA/MINERVA
Deusa da Sabedoria e da
Justiça
Como já foi dito,há
bastante controvérsia sobre qual seria o verdadeiro equivalente
grega de Khalmyr,Deus da Justiça.Até pouco tempo atrás,Khalmyr era
o líder de todo o Panteão dos deuses,mas foi deposto por
Tauron.Apesar disso,ainda é um dos deuses mais populares do Panteão.
Atena normalmente é
vista como a Deusa da Guerra,mas a guerra “justa”,ou seja,aquela
guerra que busca um objetivo justo (se é que alguma guerra pode ser
considerada assim).Também está em oposição direta a seu irmão
Ares,Deus da Guerra,em um conflito perfeitamente semelhante ao
conflito entre Khalmyr e Keenn,Deus da Guerra de Arton.
Porém,além de
Khalmyr,como Deusa da Sabedoria,Atena também pode ser o equivalente
perfeito para Tanna-Toh,Deusa do Conhecimento.Embora conhecimento e
sabedoria sejam duas coisas diferentes,a maneira de pensar das duas
deusas também é bastante similar.Embora Khalmyr seja o equivalente
mais identificável,Tanna-Toh também cobre muitos dos valores de
Atena,sendo um possível equivalente.
Tendência: Leal e Boa
Domínios:
Conhecimento,Guerra,Bem,Ordem,Viagem
Atena é filha de Zeus
e de Métis,a Prudência.Quando Atena estava no ventre de sua
mãe,Zeus recebeu um presságio vindo de um oráculo,que dizia que a
cria que iria nascer iria destroná-lo,como ele mesmo fizera com
Cronos,e como Cronos fizera com Urano,o Céu.Devido a isso,Zeus
decidiu tomar uma atitude drástica: devorou completamente a
amante,com sua filha no ventre.
Meses após o
ocorrido,porém,Zeus sentiu uma fortíssima dor de cabeça,apenas
comparável às dores de um parto.Em desespero e agonia,Zeus pediu
que Hefestos,Deus dos Ferreiros,usasse seu martelo e quebrasse sua
cabeça.De sua cabeça fendida,nasceu Atena,Deusa da Sabedoria,já
adulta,como os deuses nascem.
Atena foi agraciada com
o título de Deusa da Sabedoria,e patrona da cidade de Atenas.É
constantemente hostilizada por Ares,Deus da Guerra,protetor da cidade
de Esparta,envolvendo os dois em uma guerra infinita.
Um clérigo de Atena
seria um professor sábio,e um grande estrategista militar,além de
um filósofo e pensador.Encararia a guerra como um mal necessário,e
sempre buscaria a justiça,mesmo ao custo de sangue alheio.
Deusa da Caça e da Lua
Não há uma “deusa
da caça” em Arton.Porém,sua personalidade independente e
rebelde,sempre em constante mudança,é facilmente reconhecida em
Valkaria,Deusa da Humanidade.O aspecto “lua”,em Arton,se reflete
em Lena,Deusa da Vida e da Cura,mas tal aspecto é inferior e não
condiz com a personalidade das duas deusas,tornando difícil que Lena
fosse um equivalente ideal para a Deusa da Caça.Ártemis também é
uma deusa independente e poderosa,pois é uma deusa casta e virgem
por escolha própria,que se recusa a aceitar submissão de qualquer
homem que seja.
Temos também
Lupan,Deus Menor dos Caçadores.Porém,por ser masculino,talvez não
seja acurado dizer que ele seja o equivalente de Ártemis.
Tendência: Caótica e
Neutra
Domínios:
Bem,Sorte,Viagem,Terra,Força
Ártemis é filha de
Zeus com Leto,e irmã gêmea de Apolo,Deus do Sol.Quando estava
prestes a nascer,Hera decidiu se vingar de Leto,pela traição de
Zeus: fez com que a deusa Ilítia,sua filha, permanecesse com as
pernas cruzadas,o que impedia que o parto fosse realizado na
Terra,fazendo com que as horríveis dores se estendessem por nove
dias e nove noites,até que Hera finalmente concordasse em permitir
que Leto desse à luz Ártemis e Apolo.Ártemis veio ao mundo
primeiro,e,ao ver o sofrimento de sua mãe para parir Apolo,ficou
horrorizada e decidiu que nunca passaria por tal experiência.Para
tanto,pediu para que seu pai Zeus decretasse que ela seria virgem por
toda a eternidade.Assim fez Zeus.
Ártemis se tornou a
Deusa da Caça,encontrando na corrida da caça e na perseguição da
presa seu maior prazer,inimiga ferrenha do machismo e da dominação
das mulheres.
Um clérigo de Ártemis
(embora fosse estranho ver um homem clérigo de Ártemis,não diria
que é completamente impossível) provavelmente seria algo semelhante
a um ranger,buscando sempre maiores desafios para enfrentar.Uma
clériga seria ainda mais feroz e feminista,lutando por todas de seu
gênero.
Quanto a esse,não há
a menor dúvida.Seu equivalente é Grande Oceano,Deus dos Mares de
Arton.Ambos representam exatamente os mesmos valores,e até a mesma
arma característica (um tridente)
Tendência: Neutro
Domínios:
Água,Ar,Animais,Plantas
Poseidon é irmão de
Zeus,e,junto com Héstia,Hera,Deméter e Hades,foi devorado pelo pai
tão logo nasceu.Quando foi libertado,lhe foi entregue o comando e
domínio dos mares.Orgulhoso e dominador,Poseidon normalmente ignora
os “intrusos” em seu reino,e presta pouca atenção a assuntos
alheios.
Um clérigo de Poseidon
pouco se diferenciaria de um clérigo de Oceano,tendo os mesmos
valores e objetivos comuns.
Deus da Guerra
Sem a menor dúvida,Ares
é a encarnação de Keenn,o Deus da Guerra de Arton.Ambos dividem o
mesmo preceito de guerra e destruição.Além disso,sua inimizade com
a deusa Atena é lendária,e sendo Atena equivalente a Khalmyr ou
Tanna-Toh em Arton,a inimizade procede igualmente.Porém,Ares também
é o patrono da cidade de Esparta,enquanto Keenn é patrono do reino
de Yuden.Apesar disso,as cidades não são equivalentes,conservando
muitos valores diversos,embora ambas sejam voltadas para a arte da
guerra.Não que isso vá atrapalhar em algo na equivalência,é
claro.
Tendência: Caótico e
Maligno
Domínios:
Guerra,Mal,Força,Destruição
Ares é filho de Zeus e
Hera.Como Deus da Guerra,vive envolvido em conflitos que abrangem
diversas cidades gregas,especialmente abençoando Esparta.É inimigo
ferrenho de sua meia-irmã Atena,que prega a guerra pela justiça,ao
invés da guerra pela conquista.Suas cidades patronas,Esparta e
Atenas,eram inimigas ferrenhas,e seus soldados serviam de peões para
a guerra dos dois deuses.
Um clérigo de Ares
agiria como um clérigo de Keenn,e,caso reconhecesse Khalmyr ou
Tanna-toh como Atena,seria especialmente cruel quando lidasse com
devotos ou servos dessa divindade.
Mensageiro dos
Deuses,Deus dos Atletas e Ladrões
Hermes,um deus alegre e
esperto,com asas nos pés,sem a menor dúvida seria o equivalente a
Hyninn,Deus da Trapaça e dos Ladrões.Sua esperteza e malandragem é
notável,tal qual a de Hyninn.
Tendência: Caótico e
Bom
Domínios:
Viagens,Enganação,Sorte,Conhecimento
Hermes é filho de Zeus
e da ninfa Maia,sendo o único bastardo que Hera não odeia.Um dos
primeiros atos de Hermes foi roubar o gado de seu irmão Apolo,sendo
que,depois,Zeus obrigou-o a devolvê-lo.Porém,Apolo deu o gado a
Hermes,e também um cetro chamado Caduceu,em troca da lira que Hermes
havia feito com as tripas de um dos bois.
Um clérigo de Hermes
provavelmente seria um mensageiro e bardo,que ocasionalmente prega
peças em seus semelhantes,mas sem nunca causar grandes danos a
alguém.
Deus do Sol e das Artes
Apolo,possivelmente,seria
Azgher,Deus do Sol em Arton.Porém,além de deus do Sol,Apolo também
representa as artes,como a música,o teatro e a pintura.Porém,seu
perfil não se encaixa bem como a deusa Tanna-Toh,que representa
esses aspectos em Arton,sendo Azgher sua contraparte mais certa.Além
disso,Apolo também é responsável pelas profecias,sendo sua voz a
ser falado através dos oráculos.Por esse aspecto,ele também
poderia ser Thyatis,Deus da Ressurreição e das Profecias.Porém,na
Grécia Antiga,a ressurreição era algo quase impossível,sendo
representada por Pandora,que,embora seja a Deusa da
Ressurreição,nunca permitia que ninguém ressuscitasse.Portanto,é
certo afirmar que a melhor equivalência para Apolo seria Azgher.
Tendência: Caótico e
Neutro
Domínios:
Fogo,Sol,Conhecimento,Bem
Apolo é irmão gêmeo
de Ártemis,filho de Zeus e Leto.Foi o segundo a nascer,após um
longo período de agonia sofrido por sua mãe.Apolo é,no geral,um
deus bondoso,que protege aqueles que vivem das artes e se dedicam a
ela,além de ser o deus patrono da cidade de Tróia.É tido como o
mais belo entre os deuses.
Um clérigo de Apolo
seria uma espécie de “clérigo bardo”.Honraria o sol,mas também
apresentaria conhecimento e talento para as artes,buscando levar a
alegria.Uma certa arrogância e vaidade leves também poderia ser
facilmente observada.
AFRODITE/VÊNUS
Deusa do Amor
Afrodite é a Deusa do
Amor,um sentimento que não possui uma divindade “oficial” em
Arton.O mais próximo que encontraríamos seria Marah,Deusa da
Paz,que protege o amor e a alegria,como Afrodite.Porém,em se
tratando de personalidade e atitudes,poderíamos compará-la mais a
Wynna,Deusa da Magia,uma deusa impulsiva e imprevisível.Porém,como
não existia magia na Grécia Antiga como existe em Arton,Marah é a
mais indicada.
Tendência: Caótica e
Neutra
Domínios:
Água,Sorte,Caos
Afrodite nasceu quando
Cronos,Deus do Tempo,castrou seu pai Urano e arremessou seus
testículos no mar,cujas águas,fecundadas,geraram Afrodite,em uma
concha de dentro da qual surgiu a mais bela de todas as
deusas.Afrodite é casada com Hefestos,mas tal união foi forçada
por Zeus,por chantagem de Hefestos contra Hera.Portanto,Afrodite trai
Hefestos com frequência.Como Deusa do Amor,Afrodite defende a união
carnal para todos,independente de quaisquer fatores diferenciais.A
própria Afrodite teve várias filhos,como Enéias,um dos fundadores
de Roma,e Eros (ou Cupido),Deus da Paixão.
Um clérigo de Afrodite
seria um defensor ferrenho da paixão,sempre fazendo seu melhor para
juntar amantes,fazer a alegria de todos ao seu redor (Niele,a maior
maga elfa de Arton,seria uma perfeita clériga de Afrodite).
Além dos Domínios,um
clérigo de um desses deuses poderia ter Poderes Concedidos da
divindade equivalente à sua contraparte grega.Por exemplo,um clérigo
de Ares poderia ter Toque da Ruína (um Poder Concedido de Keenn).Um
clérigo de um deus que possa representar tanto um aspecto como outro
(como Apolo,que possui aspectos tanto de Azgher como de Thyatis,ou
Atena,que ontém partes tanto de Khalmyr como de
Tanna-toh),tecnicamente poderia adotar Poderes Concedidos de ambos os
deuses.Isso se explica porque,na Grécia Antiga,eles já possuíam
uma grande fé nesses deuses sem nunca terem-nos visto,sendo eles
distantes demais deles,enquanto em Arton eles praticamente batem à
sua porta!Portanto,isso daria um “upgrade” em sua fé,permitindo
que extraíssem o máximo de poder da fé em sua divindade.Porém,como
sempre,a última palavra é do Mestre.Por exemplo,embora Apolo seja
tanto plausível como Thyatis quanto como Azgher,ele não representa
o lado da ressurreição de Thyatis,apenas o das profecias.Então,não
seria plausível um clérigo de Apolo ter Dom da Imortalidade,mas
seria perfeitamente possível ter Dom da Profecia (ambos Poderes
Concedidos de Thyatis).
Outro ponto: a
Tendência.Por exemplo,no caso de Apolo (realmente,que deus difícil
de se lidar...),tanto Azgher como Thyatis são Leais e Bons,mas Apolo
é Caótico e Neutro.Ou seja,Apolo poderia ter clérigos
Caóticos,enquanto Azgher e Thyatis não podem.Como regra
opcional,determine que todos os clérigos de deuses gregos devem
possuir o talento Alma Livre,que permite ignorar restrições de
Tendência em classes básicas e de prestígio (o que representa a
aceitação desses clérigos de deuses gregos em ver seus deuses tão
diferentes do que costumavam ver: sólidos e reais,ao invés de
distante e introspectivos).
Uma dica adicional: se
houverem jogadores que querem jogar Tormenta como clérigos,mas não
conhecem os deuses,não seria uma má ideia fazerem-nos assim,como
clérigos de deuses gregos.Assim,pra efeitos de regras,seriam
clérigos comuns,mas não seriam obrigados a conhecer os deuses do
cenário.Recomendado especialmente para jogos
rápidos,pois,convenhamos,muito mais pessoas conhecem Zeus do que
Khalmyr.
Bem,a matéria vai
ficando por aqui.Obrigado a todos que leram,e espero que usem isso em
suas mesas de jogo.
Adeus,e que Nimb lhes
role bons dados.
(Sortudo,O Bardo
Maldito,já mestrou O Covil do Terceiro pra uma meio-elfa-do-mar
clériga de Poseidon,apelidada por seus companheiros de
“Azulzinha”,com ótimos resultados)
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