Saudações cheias de
XP,aventureiros!
Hoje vim aqui escrever sobre algo que costuma gerar boas discussões entre iniciantes (ou mesmo veteranos) em D&D.
Hoje vim aqui escrever sobre algo que costuma gerar boas discussões entre iniciantes (ou mesmo veteranos) em D&D.
Me refiro às regras de
Tendência (ou Alinhamento).É uma das coisas que devem ser definidas
em jogo,mas que costumam causar problemas.Afinal,por que um Bardo não
pode ser Leal?E um Monge,por que sempre tem que ser Leal?E por que,ao
pedir uma recompensa por ter salvo uma vila de um grande perigo,você
não está sendo Leal e Bom como um Paladino deve ser?
Porém,embora um tanto
complicado,confesso que as regras de Tendência são meu ponto
favorito de D&D.E,para ajudar jogadores iniciantes,aqui vai a
definição de tudo que você precisa saber para poder escolher
sabiamente a Tendência de seu personagem.
A Tendência é feita
com a junção de dois eixos: o Eixo Ético e o Eixo Moral.Juntando
os dois Eixos,temos um comportamento típico pra um
personagem.Lembrando que,embora essa Tendência defina um
personagem,ela NÃO é absoluta.Ocasionalmente,um personagem Leal
pode quebrar uma regra,e um personagem Bom pode cometer um ato de
crueldade (embora provavelmente sinta muito remorso
posteriormente).Mas essas são exceções,e não regras.Se um
personagem ir contra sua Tendência com frequência,ele está se
afastando de sua natureza original.Está mudando.Isso não é
proibido pelas regras,mas pode causar complicações em alguns casos
em que a classe depende da Tendência (por exemplo,se um Paladino
deixar de ser Leal e Bom,perde todas as suas habilidades de classe).
Agora,explicando mais
detalhadamente cada eixo:
Eixo Ético
Na vida real,podemos
discutir por horas sobre o que é Bem e Mal.Eu mesmo acredito que
existe apenas Neutralidade,que não existe um verdadeiro Bem ou um
verdadeiro Mal,mas não estamos falando da realidade.Nas histórias
de fantasia medieval,o Bem e o Mal não são apenas considerações
sobre o espírito de alguém,mas sim forças do mundo,sempre em
guerra,um lado sempre perigosamente ameaçando sobrepujar o
outro.Então,é tudo muito bem separado,embora também seja possível
ser Neutro nesse sentido.
Um personagem Bom faz
mais do que não praticar o mal: ele espalha o bem.Se condói dos
problemas dos outros,e sempre faz tudo ao seu alcance para ajudar os
necessitados.Nunca ignora uma chance de fazer o bem a alguém em necessidade,mesmo que fazendo sacrifícios pessoais.Mais do que isso,ele o faz sem esperar nada em troca,sendo uma alma realmente caridosa,que se satisfaz apenas em saber que,graças a seus esforços,alguém merecedor teve algum benefício.E ainda,em alguns casos,até cultiva uma grande modéstia,acreditando que não fez nada de mais,mesmo que tenha salvado a vida de milhares de pessoas,e perdido um braço no meio da luta...
Um personagem
eticamente Neutro simplesmente “fica na dele”.Não costuma
praticar o mal simplesmente por conveniência,e,se for obrigado a isso,não fará sem hesitação ou
remorso.Mas,por outro lado,não é um grande exemplo de caridade.Raramente
se moverá pra ajudar os outros,se não forem seus
conhecidos,parentes ou amigos.E,se fizer algo de bom,provavelmente
esperará algo em troca,desde uma recompensa até um mero agradecimento.
Um personagem Maligno
provoca dor e sofrimento aos outros.Pode ser por pura selvageria e
vontade de ver os outros em desespero,ou pelo simples prazer de sentir que
tem o controle sobre os outros,ou até porque simplesmente não se
importa com os outros.Não tem a mínima consideração pelo
próximo.Quando decide praticar algo virtuoso,sempre espera uma
recompensa à altura,e,se não a receber,se sentirá injustiçado e
possivelmente se vingará.
Eixo Moral
Esse eixo trata da
Ordem e do Caos.Mais do que Bem e Mal,aqui o importante é o apreço
às regras,a um mundo em ordem,ou simplesmente à liberdade de seguir
o que está em seus corações,sem permitir que o que os outros achem
apropriado se aplique a você,se você assim não desejar.
Um personagem Leal
acredita piamente em regras e tradições.Acha que todos no mundo tem
que obedecer a um certo padrão,que apenas dentro de regras que o
mundo pode progredir.São honrados,cumprem com sua palavra e não
mentem.
Um personagem
moralmente Neutro não luta diretamente contra a ordem,mas não
acredita que seja a coisa mais importante.Normalmente segue as regras
ao seu redor por comodidade,mas normalmente optará por seguir seu
bom-senso quando for necessária uma escolha entre as regras e o que
ele considera correto.
Um personagem Caótico
é anárquico,preza a liberdade.Não acredita que seja possível
regular a todos dentro de regras – muito pelo contrário,acha que
não é direito que uma pessoa diga a um igual como agir.Valorizam
sua liberdade mais do que tudo.
Assim,combinando-se
esses dois eixos,temos um grupo de Nove Tendências:
Em alguns pontos,será dito “se mover um passo” com relação à Tendência.Isso quer dizer,”se mover um quadrado” na tabela acima.Por exemplo,um personagem Caótico e Bom está a um passo de Neutro e Bom e Caótico e Neutro.Diagonais contam como mover dois passos.
Em alguns pontos,será dito “se mover um passo” com relação à Tendência.Isso quer dizer,”se mover um quadrado” na tabela acima.Por exemplo,um personagem Caótico e Bom está a um passo de Neutro e Bom e Caótico e Neutro.Diagonais contam como mover dois passos.
Agora,explicando cada
um deles,um a um:
Leal e Bom (LB), "Cruzado": Um
personagem Leal e Bom sempre diz a verdade e defende os
oprimidos.Sempre busca espalhar o bem,mas também acredita que todo
mal,grande ou pequeno,deve ser punido.Acredita na ordem e nas
regras,e sempre procura agir de acordo com a lei.Costuma,muitas
vezes,ser teimoso quanto a seu ponto de vista,tendo a mente fechada a
ideias avessas,mas também podendo ser compreensivo.É contra matança desnecessária,e normalmente procurará sempre resolver problemas com uma boa conversa,ao invés de partir imediatamente para a luta.
Diante de uma criança
faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Leal e Bom
provavelmente explicará para a criança que roubar é
errado,comprará comida para a criança e sua família,e levará a
criança para um guarda da milícia,conversando e arranjando tudo
para que ela possa fazer algo pra compensar seu pequeno crime,de modo
que possa viver sem futuras complicações com a lei.
Exemplos: Super-Homem
(Liga da Justiça),Capitão América (Os Vingadores),os Cavaleiros
Jedi (Guerra nas Estrelas),Rei Arthur (Os Cavaleiros da Távola
Redonda).
Neutro e Bom (NB), "Benfeitor": Um
personagem Neutro e Bom sempre busca o bem e a paz.Mais do que
defender seu ponto de vista,normalmente busca a paz entre lados
conflitantes,podendo até abdicar e tolerar coisas com as quais não concorde,apenas para que isso acabe com um conflito.Normalmente colaboram com a autoridade,ainda que não
achem realmente necessário: acham que uma regra ocasionalmente pode
ser quebrada por um bom motivo,principalmente se para o bem de
alguém.
Diante de uma criança
faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Neutro e Bom busca
ajudar tanto a criança como o vendedor roubado (possivelmente
pagando pelo pão que a criança roubou,ou conversando com a criança
e a convencendo a devolver o pão).Não tentará punir a
criança,podendo,no máximo,lhe pregar uma peça que lhe dê um bom
susto,como fazendo-a pensar que vai ser presa,de modo que se lembre
disso e procure não roubar novamente.
Exemplos: Kenshin
Himura (Samurai X),Qui-Gon Jinn (Guerra nas Estrelas),L (Death
Note),Connor MacLeod (Highlander).
Caótico e Bom (CB), "Rebelde":
São almas livres que prezam a liberdade mais do que qualquer
coisa.Sempre procuram fazer o bem ao próximo,mas acreditam que
regras e leis não servirão de nada para beneficiar tantas pessoas
de pontos de vista diferentes.Também não costumam querer impor sua vontade aos outros (ou seria um grande hipócrita),exceto se a "vontade",no caso,for em nome do bem.Mesmo que acreditem no livre-arbítrio,não concordam que a vontade de um acabe com a liberdade do outro.Como dizem,"A sua liberdade termina aonde a minha começa".Não consideram errado mentir ou trapacear,se a causa
disso for o bem de alguém.
Diante de uma criança
faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Caótico e Bom
ajudará a criança a fugir.Talvez até converse com a criança,a
orientando a roubar de comerciantes ricos e gananciosos,e a dividir o
produto de seu roubo com outras crianças famintas.
Exemplos: Robin
Hood,Sanosuke Sagara (Samurai X),Dante (Devil May Cry),Wolverine
(X-Men).
Leal e Neutro (LN), "Juíz": São
pessoas regradas e disciplinadas,que seguem fielmente as regras as
quais se submetem.Podem estar presos a severos códigos de honra,e
são intolerantes com pessoas impulsivas e imprevisíveis.São
inflexíveis e dizem sempre a verdade,doa a quem doer.
Diante de uma criança
faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Leal e Neutro
impedirá o roubo e avisará a milícia,ou levará a criança às
autoridades.
Exemplos: Senhor Spock
(Jornada nas Estrelas),Hajime Saitou (Samurai X),Heero Yuy (Gundam
Wing),Namor (Namor,O Príncipe Submarino).
Neutro (N), "Indeciso": Pessoas indiferentes,sem grandes convicções,que fazem o que acham certo no momento,sem se preocupar muito com moral ou ética.Podem também ser almas equilibradas que buscam sempre se manter na linha,se preocupando com a equivalência entre tudo,sem se apegar demais a nenhum lado.No geral,apenas cuidam daquilo que lhes interessa,sem se envolver em assuntos alheios.
Diante de uma criança
faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Neutro não se
envolverá,a menos que a criança ou o comerciante sejam seus
conhecidos.
Exemplos: Barbárvore
(O Senhor dos Anéis),Ryuk (Death Note),Senhor Satan (Dragon Ball Z).
Nota: Criaturas que não
possuem racionalidade para distinguir Bem e Mal,Ordem e Caos,como
animais selvagens ou robôs pré-programados,são todos de Tendência
Neutra.
Caótico e Neutro (CN), "Espírito Livre":
São pessoas impulsivas e imprevisíveis,sempre agindo conforme
querem,e quando querem.Não se preocupam com a ordem,mas também não
lutarão contra ela,a menos que esta interfira no que
querem.Valorizam sua liberdade acima de tudo,mas não se preocupam
muito com a liberdade dos outros.
Diante de uma criança
faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Caótico e Neutro
fará o que achar mais divertido.Talvez ajudar a criança a
fugir,talvez pegar um pedaço de pão para si,no meio da confusão.
Exemplos: Jack Sparrow
(Piratas do Caribe),Tyler Durden (Clube da Luta),Haruhi Suzumiya (A
Melancolia de Haruhi Suzumiya).
Leal e Maligno (LM), "Dominador":
São dominadores e ditadores.Acreditam que a sua ordem é a correta,e
tendem a estendê-la a todos ao seu redor,eliminando imediatamente
qualquer mínima tentativa de objeção quanto a essa ordem.Não
hesitam em usar de meios cruéis para conseguir manter seu
domínio.Também podem ser servos leais de alguém,que consideram seu
amo a maior autoridade,eliminando qualquer um que seja uma ameaça à
sua influência.Apesar de seus meios,podem ser honrados e cumpridores
de sua palavra,respeitando sempre as regras a que se impõem.
Diante de uma criança
faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Leal e Maligno
castigará o ladrãozinho ali mesmo,ou arranjará tudo para que a
criança seja presa e punida da pior forma possível.
Exemplos: Adolf
Hitler,Light Yagami (Death Note),Darth Vader (Guerra nas
Estrelas),Doutor Destino (Quarteto Fantástico).
Neutro e Maligno (NM), "Malfeitor":
São vis,egoístas e manipuladores.Não tem grandes pretensões de
domínio,mas possui seus próprios planos,que executará sem permitir
que nada fique em seu caminho.Só se importa consigo mesmo,e com seus
próprios ganhos,fazendo alianças apenas se tiver certeza absoluta
que sairá ganhando no final (mesmo que seja traindo tal aliança no
momento certo).
Diante de uma criança
faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Neutro e Maligno
provavelmente chantageará a criança,ameaçando entregá-la à
milícia caso não obedeça suas ordens.Pode até chantagear seus
pais,tomando tudo que possuem.
Exemplos: Sephiroth
(Final Fantasy VII),Vergil (Devil May Cry),Naraku (Inuyasha).
Caótico e Maligno (CM), "Destruidor": Criaturas sedentas de sangue e sofrimento.Divertem-se ao ver o sofrimento alheio,não se importam com nada que acontece,torturando e matando por mero prazer.São brutais,violentos e imprevisíveis,sendo raro que consigam seguir um objetivo fixo.
Diante de uma criança
faminta roubando um pedaço de pão,um personagem Caótico e Maligno
matará a criança.E o vendedor.E quem mais estiver por perto.E
devorará suas vítimas.Com pão.
Exemplos: Coringa
(Batman),Makoto Shishio (Samurai X),Cell (Dragon Ball Z).
E agora,explicaremos quais Tendências que cada classe de
D&D deve seguir,e os motivos para que seja assim:
Bárbaro
Bárbaros nunca podem ser Leais.Eles extraem o poder da selvageria e dos instintos que os tornam menos humanos e mais animais.Decidir seguir a ordem,adotar leis,e ser regrado,é ir contra esse sentimento primordial de instinto.Um Bárbaro que adote Tendência Leal perde todas as suas utilizações da habilidade Fúria.
Bárbaros nunca podem ser Leais.Eles extraem o poder da selvageria e dos instintos que os tornam menos humanos e mais animais.Decidir seguir a ordem,adotar leis,e ser regrado,é ir contra esse sentimento primordial de instinto.Um Bárbaro que adote Tendência Leal perde todas as suas utilizações da habilidade Fúria.
Bardo
Bardos nunca podem ser Leais.O Bardo,em última análise,é quase uma mistura de Ladino e Feiticeiro,que,embora possam ser de qualquer Tendência,tendem muito mais a ser Caóticos.Bardos,em geral,são artistas de alma livre,que cantam porque querem,quando querem,e do jeito que querem.Não gostam que outros lhe digam as diretrizes de sua arte,obedecendo apenas a seus corações.Além disso,por servirem de mensageiros e viver errando de reino em reino,de leis tão diversas entre si,eles costumam não se importar com as leis locais.Afinal,provavelmente nem ficarão ali tempo suficiente para serem presos!Por isso,um Bardo pode ser Neutro ou Caótico,mas nunca Leal.
Bardos nunca podem ser Leais.O Bardo,em última análise,é quase uma mistura de Ladino e Feiticeiro,que,embora possam ser de qualquer Tendência,tendem muito mais a ser Caóticos.Bardos,em geral,são artistas de alma livre,que cantam porque querem,quando querem,e do jeito que querem.Não gostam que outros lhe digam as diretrizes de sua arte,obedecendo apenas a seus corações.Além disso,por servirem de mensageiros e viver errando de reino em reino,de leis tão diversas entre si,eles costumam não se importar com as leis locais.Afinal,provavelmente nem ficarão ali tempo suficiente para serem presos!Por isso,um Bardo pode ser Neutro ou Caótico,mas nunca Leal.
Clérigo
Clérigos são representantes dos deuses a que servem.Portanto,devem representar os valores dos mesmos.Então,um clérigo pode ter a Tendência até um passo distante da sua divindade.Porém,não pode ter Tendência Neutra,a menos que a divindade também seja Neutra.Por exemplo,Mystra,Deusa da Magia em Forgotten Realms,é Leal e Neutra.Portanto,um clérigo de Mystra pode ser Leal e Bom,Leal e Neutro ou Leal e Maligno.Apenas se Mystra fosse Neutra seus clérigos poderiam escolher Tendência Neutra.
Clérigos são representantes dos deuses a que servem.Portanto,devem representar os valores dos mesmos.Então,um clérigo pode ter a Tendência até um passo distante da sua divindade.Porém,não pode ter Tendência Neutra,a menos que a divindade também seja Neutra.Por exemplo,Mystra,Deusa da Magia em Forgotten Realms,é Leal e Neutra.Portanto,um clérigo de Mystra pode ser Leal e Bom,Leal e Neutro ou Leal e Maligno.Apenas se Mystra fosse Neutra seus clérigos poderiam escolher Tendência Neutra.
Druida
Druidas tem que manter um de seus eixos completamente Neutro (seja o Ético ou o Moral).Isso porque a natureza representada pelo Druida é completamente imparcial.Não há Bem e Mal,Caos ou Ordem.Logo,um druida,mesmo que não possa ser imparcial a esse ponto,deve ser ao menos parcialmente equilibrado.Ou seja,pode ser Neutro e Bom,Neutro,Neutro e Maligno,Leal e Neutro ou Caótico e Neutro.
Druidas tem que manter um de seus eixos completamente Neutro (seja o Ético ou o Moral).Isso porque a natureza representada pelo Druida é completamente imparcial.Não há Bem e Mal,Caos ou Ordem.Logo,um druida,mesmo que não possa ser imparcial a esse ponto,deve ser ao menos parcialmente equilibrado.Ou seja,pode ser Neutro e Bom,Neutro,Neutro e Maligno,Leal e Neutro ou Caótico e Neutro.
Feiticeiro
Feiticeiros não precisam estudar suas magias,as criando naturalmente,como as canções de um bardo.Portanto,é normal que eles sejam Caóticos,de espírito livre e por vezes arrogantes.Porém,isso não é uma regra: Feiticeiros podem ter qualquer Tendência.
Feiticeiros não precisam estudar suas magias,as criando naturalmente,como as canções de um bardo.Portanto,é normal que eles sejam Caóticos,de espírito livre e por vezes arrogantes.Porém,isso não é uma regra: Feiticeiros podem ter qualquer Tendência.
Guerreiro
Guerreiros são absolutamente variados.Podem ser desde cavaleiros honrados,servos de um regente,até um valentão que bate em quem enche sua paciência,ou um mercenário que mata a sangue frio por dinheiro.Guerreiros podem ter qualquer Tendência.
Ladino
Ladinos agem furtivamente e usam de táticas consideradas desleais,como atacar de surpresa um oponente desprevenido.Por isso,é normal que sejam Caóticos.Porém,existem muitos Ladinos que agem em benefício da lei,fazendo por baixo das sombras o que é considerado desonrado pelas autoridades (como em Assassin's Creed,o lema da Ordem dos Assassinos: "Trabalhamos na escuridão para servir a luz").Portanto,Ladinos podem ter qualquer Tendência,embora normalmente sejam Caóticos.
Mago
Magos são pessoas disciplinadas,que normalmente devotam a vida aos estudos e à pesquisa.Portanto,normalmente são Leais ou Neutros.Também lidam com vários aspectos da vida,demonstrando uma grande frieza,típica de pesquisadores.Porém,é possível que um Mago opte por agir apenas conforme sua vontade,não sendo proibido que seja Caótico ou Neutro.Magos podem possuir qualquer Tendência.
Magos são pessoas disciplinadas,que normalmente devotam a vida aos estudos e à pesquisa.Portanto,normalmente são Leais ou Neutros.Também lidam com vários aspectos da vida,demonstrando uma grande frieza,típica de pesquisadores.Porém,é possível que um Mago opte por agir apenas conforme sua vontade,não sendo proibido que seja Caótico ou Neutro.Magos podem possuir qualquer Tendência.
Monge
Monges vivem vidas disciplinadas,abdicando de tudo que possa atrapalhar sua concentração no crescimento e na iluminação espiritual.São absolutamente dedicados à aperfeiçoação de suas técnicas,presos a códigos de honras estritos.Portanto,não há espaço para rebeldia e liberdade excessiva.Monges devem ser sempre Leais.
Monges vivem vidas disciplinadas,abdicando de tudo que possa atrapalhar sua concentração no crescimento e na iluminação espiritual.São absolutamente dedicados à aperfeiçoação de suas técnicas,presos a códigos de honras estritos.Portanto,não há espaço para rebeldia e liberdade excessiva.Monges devem ser sempre Leais.
Paladino
Paladinos são guerreiros sagrados que recebem grandes poderes dos deuses em troca de um juramento que envolve uma cruzada infinita em defesa do bem e da ordem.São sempre devotados à defesa de inocentes,e almas nobres que buscam aniquilar o mal,ou ainda trazê-lo para o lado do bem.Paladinos sempre tem que ser Leais e Bons,ou perdem automaticamente todas as suas Habilidades de Classe.
Paladinos são guerreiros sagrados que recebem grandes poderes dos deuses em troca de um juramento que envolve uma cruzada infinita em defesa do bem e da ordem.São sempre devotados à defesa de inocentes,e almas nobres que buscam aniquilar o mal,ou ainda trazê-lo para o lado do bem.Paladinos sempre tem que ser Leais e Bons,ou perdem automaticamente todas as suas Habilidades de Classe.
Ranger
Rangers são caçadores implacáveis das florestas.Costumam ser Caóticos,pois agem dentro de seus próprios domínios e não gostam que outros lhe digam o que fazer.Porém,podem ter códigos de honra próprios,e viverem regrados por opção própria.Rangers podem possuir qualquer Tendência.
Rangers são caçadores implacáveis das florestas.Costumam ser Caóticos,pois agem dentro de seus próprios domínios e não gostam que outros lhe digam o que fazer.Porém,podem ter códigos de honra próprios,e viverem regrados por opção própria.Rangers podem possuir qualquer Tendência.
Então é isso...espero
que essa matéria tenha ajudado vocês,jogadores de D&D.É um
assunto interessante que pode se estender muito além das mesas de
jogo,e que pode gerar muitas conversas e discussões interessantes.
Adeus,e que Nimb lhes
role bons dados.
PS.: Esse texto foi
baseado no texto explicativo do Capítulo 6 do Módulo Básico
Tormenta RPG,inclusive o exemplo da criança roubando um pedaço de
pão.Para mais informações,comprem aqui com frete
grátis:
http://www.jamboeditora.com.br/produtos/trpg-basico.htm
http://www.jamboeditora.com.br/produtos/trpg-basico.htm
(Sortudo,O Bardo
Maldito,é Bardo 2/Swashbuckler 1,Neutro e Bom)
Queria uma ajuda, criar um bardo neutro/mal. mas to sem ideia
ResponderExcluir